Dicas para Passar na Fundação Carlos Chagas


Você que está estudando para o concurso da sua vida, o ideal é sempre fazer muitas questões de concursos anteriores, sendo uma das formas mais comuns para ser respectivamente aprovado. Mas você já se perguntou quais são os critérios da banca Fundação Carlos Chagas (FCC)? Vamos conhecer na íntegra nesse artigo!
A FCC é bastante conhecida pelas suas tradicionais perguntas que são realizadas, alguns se referem a ela como “FCC = Fundação Copia e Cola”. Em relação as questões, a Fundação Carlos Chagas opta por múltipla escolha, sendo cinco alternativas. Na prática, esse modelo é muito similar à maioria das outras bancas. As provas costumam cobrar a maior parte do edital e a banca tem por hábito repetir o mesmo tipo de questão em várias provas. Isso faz com que a resolução de provas seja uma das ferramentas de  preparação para o candidato.
Além disso, a Fundação Carlos Chagas costuma realizar questões nas quais solicita apontar a alternativa errada. Além disso, o conteúdo do edital é mais diluído. É importante entender o tempo disponível para a resolução de questões, essa informação encontra-se disponível em todos os editais da Fundação Carlos Chagas. Em alguns concursos, principalmente para área fiscal, a FCC costuma deixar menos tempo para realização da prova de conhecimentos gerais.

Como são as Provas?
Em algumas provas foi exigido do candidato a resolução de 100 questões em apenas 4 horas, o que torna-se praticamente inviável na maioria dos casos. Com isso, a melhor opção é escolher algumas matérias para deixar em branco, principalmente as que exigem mais tempo. De qualquer modo, analise com bastante calma o edital para verificar se existe um tempo disponível e se a banca quer que você “pule” determinadas questões disponíveis.
Na prática, a principal dica para passar em qualquer banca é conhecê-la profundamente. Nesse caso, recomenda-se fazer exaustivamente (com limitações) as questões dos concursos dos últimos anos, levando em consideração o nível de escolaridade ou área. Além disso, a Fundação Carlos Chagas relaciona a lógica com matemática, fazendo com que vários candidatos não conseguisse compreender nem mesmo resolver as várias questões ora apresentadas.
A Fundação Carlos Chagas também costuma adicionar questões que envolvem o famoso “culpado e inocente”, “verdade e mentira” e questões de sequência lógica com testes de “hipóteses práticas”. Na prova de competência da língua portuguesa, a FCC traz textos enormes, cobrando questões mais difíceis e algumas questões consideradas como medianas. Normalmente, a banca cria determinadas questões de interpretação, sintaxe e também pontuação (que requer atenção).
No Blog Dicas Sobre Concursos você tem tudo sobre a FCC e também dicas da Cebraspe para ser aprovado.

Características da Banca
Outra característica marcante da Fundação Carlos Chagas é a troca de palavras no textos, exigindo um grande conhecimento em vocabulário. A FCC, apesar da tradição de cobrar lei seca, vem nos últimos tempos cobrando também doutrina e jurisprudência, principalmente para os concursos da área jurídica.
Apesar de ser mais difícil e a FCC ter outras exigências, você é sim capaz de conseguir os seus objetivos e tenho convicção que com todo esforço, a vitória será certa! Acredite em você e siga em frente para passar na Fundação Carlos Chagas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boas-vindas do Jakob Concurseiro